Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet.

Atividade 2.6

Proinfo Integrado
Curso: Tecnologias na Educação
Autoras: Cursistas das TICs na UMEI Zulmira B. Oliveira ( Celma, Cristiane, Keyty, Lucineide, Roseli e Valdirene).
Trabalhando o reino animal na educação infantil
Estrutura curricular          Componente                           Tema

Modalidade/Nível               Currícular
de Ensino
Educação Infantil                                         Natureza e Sociedade                        Reino Animal
Educação Infantil                                         Matemática                                        Brincando de Contar
Educação Infantil                                         Linguagem Oral                                  Reproduzindo Sons

Dados da Aula:
O que  o aluno poderá aprender com esta aula?
- Identificar animais domésticos e selvagens;
- Desenvolver atenção e concentração;
- Comparar e classificar figuras de animais.

Duração das atividades:
03 aulas para desenvolvimento das atividades.
Estratégias e recursos da aula:
Primeira aula: 
Para iniciar, uma conversa sobre o reino animal o professor pode ler histórias que tratem sobre o tema. Sugestões: Leitura dos  livros: Coleção  livro Devertido  Autor: Charles Reasoner e Paula Dolrenty da editora: Ciranda Cultural.Usar várias ilustrações de animais. Mostrar as características de cada animal, por exemplo quantas patas tem, como se locomove, o que lhe cobre o corpo, se é doméstico ou selvagem, ao ler uma história, sugerir às crianças que imitem os animais que aparecem no texto. contar histórias usando fantoches de animais.
Segunda aula: 
Conversar com as crianças na rodinha e pedir que falem sobre os animais que tem em casa e como cuidam deles. Fazer mímicas e pedir às crianças que imitem e identifiquem o animal. Pedir a criança que tragam de casa gravuras do animal que mais gostam. Fazer um cartaz com o título " Meu animal preferido", dividir ao meio e escrever " animais domésticos e animais selvagens", Fixar o cartaz na sala de aula.
Terceira aula: 
Promover uma visita a sala do AEE( espaço onde há computadores) para que as crianças explorem o computador, dividir os alunos em grupos para que todos participem da atividade. Mostrar as músicas relacionadas ao tema, textos produzidos com Links para que a criança clique no Link e descubra a resposta das advinhações elaboradas pelo professor.
Recursos complementares:
Livros;
Revistas;
Tesoura;
Cola;
Cartolina;
Máquina digital; etc.
Avaliação:
Analisar se as crianças demonstraram interesse e participação pelas atividades, levando em consideração sua faixa etária e habilidades apresentadas.



terça-feira, 8 de novembro de 2011

link para atividade 2.5

Esse é o link para minha atividade

Atividade 1.1


PROINFO INTEGRADO

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Nome: Keyty Maiane da Silva Oliveira
Unidade;1
Atividade 1.1
Formador: Jorge de Souza.


Tema: Reflexões Iniciais.

De acordo com o texto que traz uma temática bem interessante pude vislumbrar o novo panorama da sociedade e concordo plenamente com os pontos que o autor defende, cada vez mais os indivíduos se submetem a adquirir conhecimento para melhor se manterem no contexto social, pessoal e profissional. E como se fosse uma exigência atual, mas é ai que surge a grande problemática, ou melhor o diferencial dessa situação, pois para nos situarmos nessa sociedade da aprendizagem temos que fazer a diferença e não aprender por aprender, mas conceber o aprendizado de uma forma nova e que atenda as perspectivas gerais. Em se tratando das questões educacionais há um grande desafio, Os aprendizados devem ganhar um rumo da transformação e mudança, tendo como maior objetivo formar cidadãos aprendizes mais flexíveis e autônomos, que possam se relacionar em todo o entorno da sociedade dando opiniões e indo em busca de novas aprendizagens. Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo em uma velocidade máxima, por isso é louvável quando se diz que estamos na sociedade da aprendizagem já que aprender se constitui um dos melhores requisitos para o desenvolvimento pessoal, cultural e até mesmo econômico. Como diz o texto de Pozo “ quem não pode ter acesso as múltiplas formas culturais de representação simbólica socialmente construídas (numéricas, artísticas, cientificas,gráficas,etc.) esta socialmente, economicamente e culturalmente empobrecido”. Apesar de toda essa importância muitas pessoas ainda se encontram distante desses recursos por razões diversas esse é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais e sociais, a luta é grande mas devemos estar todos dispostos á superar as dificuldades e vencer as barreiras impostos pelos novos modelos da sociedade.

Conceituando Hipertexto.

Proinfo Integrado
Curso: Tecnologias em Educação
Nome: Keyty Maiane da Silva Oliveira
Unidade: 2
Atividade: 2.2
Formador: Jorge de Souza




Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais, isso muito facilita a nossa compreensão, sendo que nesse vai e volta podemos encontrar muitos conhecimentos. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
Hipertexto é um termo utilizado pela mídia a fim de transformar relações entre imagens, sons, textos associados, tornando um elo pensado entre as pessoas e unidades textuais, realizando assim a compreensão da leitura, um trabalho socializável e simples. Quando acessamos ao hipertexto , quem estiver interligados no momento tem a chance de participar em um todo de toda a pesquisa, havendo assim a reciprocidade e interação na leitura de um hipertexto. Esse recurso também pode ser utilizado pela mídia em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais.
Portanto podemos perceber que esse meio muito colabora para nossas pesquisas, é amplo, diversificado e muito rico, pois permite um trabalho compartilhado que não existe algo ou regra acabada e sim reorganizada.

Webquest...

Proinfo Integrado/ Tecnologias em Educação
Nome: Keyty Maiane da Silva Oliveira.

Vivemos no mundo da informação rápida, das inovações diárias e da internet, novos modelos de relação ensino aprendizagem precisam ser criados com o objetivo de "dar conta" das cobranças do mundo moderno, já que cada dia chegam em nossas classes uma diversidade de indivíduos possuindo esses muitas características.
O mundo patrocinado pela Internet é fascinante e quando nos dispomos a procurar algo, nos deparamos com inúmeros site, à cada minuto temos coisas novas sobre um mesmo assunto. Direcionando as pesquisas a partir da delimitação de um tema e com as informações fornecidas pelo professor/facilitador, o aluno ou pesquisador irá usufruir melhor de seu tempo, fazendo com que seu trabalho seja mais produtivo, atingindo os objetivos educacionais propostos com mais precisão e menor investimento de tempo.
A Webquest é um desses exemplos onde possui uma metodologia que tem objetivo de auxiliar na aprendizagem de um determinado tema ou assunto, valendo-se de informações disponíveis na Internet, uma WebQuest tem o intuito de estimular o aluno a buscar informações a respeito de sua pesquisa e transparentemente induzi-lo ao desenvolvimento de seu raciocínio lógico.
Uma das mais importantes funções de uma WebQuest é fazer com que o aluno desenvolva seu lado critico e perceptivo com um tema, desenvolva novas ideias a partir de uma base de conhecimento e responda uma determinada tarefa sem o conceito de reprodução de conteúdo.

Tecnologias de Informação e Educação.

  
Eproinfo Integrado
Curso: Tics
Cursista: Keyty Maiane da Silva Oliveira
Unidade:1 Atividade 1
formador: Jorge de Souza.

       
               É realmente os desafios da sociedade atual estão aí, são muitas informações, conhecimentos o que colabora para uma ampliação de saberes, porém acredito que frente à essas realidades surge o problema de que nem todos tem acesso à essas tecnologias e meios de comunicação, o que exclui alguns individuos, por isso a nossa sociedade ainda deve rever alguns dos seus conceitos e conscientizar da verdadeira inclusão. Nos espaços escolares a situação não é diferente pois apesar da comunidade globalizada e dos diversos recursos existente há escolas que não possui essas ferramentas acredito que esse é o maior desafio da sociedade INCLUIR de fato todos.

Mapa Conceitual